13/02/2021
Neste dia foi historico foi a primeira cicloviagem com meu amigo e irmão Damião , DAMIÃO partiu de Planaltina DF e nos encontramos em Samambaia Sul , Damião percorreu 60 km a mais , então saimos de Samambaia por volta de 04:00 horas e iniciamos nossa 1º aventura , passando por Alexania , Abadiania , Anapolis , Goiania , e dormirmos em Hidrolandia Goias , acordamos por volta das 03:00 horas e partimos , estavamos bem e pensamos em chegar em Itumbiara Goias por volta das 15:00 horas do segundo dia , porem apos passar por Professor Jamil chegando no trevo de Pontalina meu amigo Damião sofreu uma queda no meio da BR , porem ficou desacordado por uns minutos e retornou o resgate chegou e deu o suporte para meu Amigo Damião e o Girlei da oficina de Pontalina veio e arrumou a bike do meu amigo no trevo de Pontalina o Damião mesmo machucado da queda ainda percorreu 120 KM chegamos em Itumbiara as 21:00 horas devido o atraso de 5 horas devido o acidente ficamos parados por volta de 5 horas.
Segundo reza a tradição, lá pelos idos de 1824, o Deputado Imperial Marechal Raymundo José da Cunha Mattos, fez votar uma Lei na Câmara da Corte, autorizando a abertura de uma “estrada variante”, que partindo da Estrada Geral do Anhanguera, do povoado de Uberaba, antiga Farinha Podre como era conhecida, dirigindo-se à Goiás passando pelos povoados Santa Maria e Monte Alegre, atravessando o rio Paranaíba, onde se construiu um Porto de passagem em balsa, pelo sr.
Hipólito Pereira Salgado até alcançar a estrada Geral em Bonfim hoje a cidade de Silvânia. Junto a esse porto no rio Paranaíba formou-se um povoado. Vieram em seguida outras famílias, e logo tiveram a ideia de construir uma capela.
A origem da padroeira da cidade, segundo reza a tradição, em 1840, o Sr. Antônio Rodrigues estava gravemente doente, seu irmão João Rodrigues fez uma promessa a Santa Rita de construir uma Capela, com invocação à Santa, caso seu irmão fosse curado do mal que tanto o atingia. Seus votos foram atendidos e cumpriram a promessa. Os irmãos João Rodrigues e Antônio Rodrigues, construíram uma capela, para colocar a imagem prometida de Santa Rita. Assim deu origem a Padroeira da cidade.
Em 02 de agosto de 1842, a Igreja de Santa Rita de cássia foi elevada a Paróquia pelo Bispo de Goiás, Dom Prudêncio.
Doação das terras para origem da cidade, dois moradores tornaram-se fazendeiros devido a posse de terras: o primeiro o Sr. Joaquim Bernardes da Costa, proprietário da Fazenda Água Suja; o segundo Luiz Cândido de Paula, proprietário da Fazenda Trindade, os fazendeiros doaram partes de suas terras a Igreja de Santa Rita de Cássia, em 17 de janeiro de 1852.